março 24, 2009

Mambo!!!

O meu amigo Gil está sempre a meter-se comigo por causa da minha preferência pelo Jazz.
Pois bem. Hoje a minha proposta musical é clássica.
Não o faço somente pela música, que é óptima. Quero apenas dar um apontamento daquilo que é um fenómeno musical e social na Venezuela e que está a percorrer o mundo numa onda de sucesso; a Orquestra da Juventude Venezuelana, "Simon Bolivar". Dirigida por outro fenómeno; Gustavo Dudamel. Ei-los aqui a interpretar um estrato da obra de Leonard Bernstein - West Side Story.
Se lhe interessa, ponha os auscultadores, que o som é de boa qualidade. A música é do melhor.

São momentos como estes, em que vemos jovens de talento num meio que nos poderá parecer menos propício a este tipo de realizações, criarem tanta beleza, que me levam a ter fé. No homem, claro!

4 comentários:

André disse...

Dificilmente classificaria o "West Side Story" como música clássica. Mas concordo que não é Jazz.

Eurico Moura disse...

Parece que a minha ironia passou ao lado. Esta peça não foi escolhida ao acaso. Trata-se de uma orquestra "clássica" que tem no seu repertório Brams, Bartok, Mahler, Ravel, Debussi e outros compositores ditos clássicos. Tem também muitos compositores de origem latina. Berntein é sem dúvida um compositor clássico muito influenciado pelo jazz. De clássico, no sentido comum, não tem nada. Poderá o jazz ser considerado clássico? Também. A polémica do que é jazz clássico é fértil. Por isso também era minha intenção brincar um pouco com o Gil e com estes conceitos. Música é música. Há boa e menos boa. Só nós sabemos qual é a boa para nós. Universalmente toda a música é desejável porque nos faz bem à alma.Porque une os homens numa mesma linguagem.

Gil Montalverne disse...

Claro que sim. Isso é verdade. Noutro contexto, António Vitorino de Almeida e também outros disseram sempre que não é só a Música Clássica que é MÚSICA. A Música Ligeira também o é. A Música só se diferencia por ser boa ou má. E desde que seja boa é Música. Se o Jaz for bom e possuir uma construção elaborada será Música. O que se pode é gostar mais de uma do que de outra. Mano Eurico nunca neguei ao Jaz o direito de ser Música. Posso é gostar ou não de algum Jaz.

André disse...

"Parece que a minha ironia passou ao lado."

Nada disso! Não queria era deixar o brilharete na gaveta!!! :)