julho 19, 2009

Juventude na Venezuela

Já aqui esteve representada, embora noutro contexto, esta maravilhosa iniciativa levada a cabo na Venezuela. Atesta bem o valor social da música que, como linguagem universal e motor de desenvolvimento intelectual, pode trazer à luz o que, de melhor, tem a condição humana.
Desta feita trago-vos um documentário apresentado no canal MEZZO sobre a Orquestra da Juventude Venezuelana e como esta organização se tem revelado um viveiro de músicos de valor internacional e um projecto social e intelectual invejável.
Se a música lhe interessa, tire 20 min do seu tempo e veja este Doc. na íntegra.
Mais uma vez a juventude e a música me vem dar esperança...


1 comentário:

Gil Montalverne disse...

Não encontrarei palavras para descrever a s emoções e sentimentos que por mim passaram ao ver na totalidade (e só eu sei como o tempo era pouco neste momento para tal) este tesouro magnífico trazido aqui pelo meu Mano Eurico. Ainda tenho os olhos molhados pelas lágrimas que quisera conter e não foi possível. Foi assim quase desde o início deste vídeo. E porquê? Porque ao mesmo tempo que me alegrava que tal estivesse a suceder naquele país que por outras razões por vezes maltratamos eu também ficava com alguma esperança no futuro se isto mesmo se estender a outros países, a outras paragens, aqui por exemplo, onde a muitos dos jovens que por aí andam não é dada esta oportunidade e por isso se desviam para caminhos tortuosos. Eu sei que também temos uma orquestra juvenil e um concurso de jovens músicos promovido pela RDP-RTP e ... onde anualmente aparecem grandes e promissores artistas... mas esses são os jovens de famílias que têm posses para lhes dar um professor, um instrumento, etc. Eu queria que os políticos deste país vissem esta experiência venezuelana e a seguissem, indo pelos bairros pobres reunindo as crianças para tal actividade imensamente indutora de colectivismo e não apenas de individualismo de estrelas como tem sido feito, se bem que também pode coexistir. Os jovens que ali vi podiam ser os dos nossos bairros pobres onde fazemos um pouco de rap e outros entretenimentos que embora com algum valor nunca serão os que podem dar a verdadeira música, aquela que é universal e nunca morrerá e nos enche de ideias e conceitos de grande humanismo. Esse, um dos seus grandes valores. Bem-haja quem iniciou esta ideia que aqui é realçada e classificada como quase inacreditável por grandes maestros internacionais. Obrigado Eurico. Oxalá isto seja visto como merece. Não percam.