setembro 01, 2010

Winton Marsalis + Branford Marsalis + Kenny Kirkland

Uma banda "maravilha" que eu tive o grande prazer de conhecer e ouvir ao vivo em 1983 no Cascais Jazz. Winton Marsalis tinha começado uma tournée pela Ásia e Europa, com apenas 21 anos, deixando todos maravilhados com o seu virtuosismo e alma. Com ele vinham músicos também muito jovens como o seu irmão Branford e o malogrado pianista Kenny Kirkland, que viria a morrer jovem e no auge de uma carreira promissora. No baixo pontificava Ray Drummond e na bateria Jeff 'Tain' Watts.
Raramente saí de um concerto, com uma tão grande plenitude musical e com fotos tão bem sucedidas. Já não me lembro as razões de não ter registo de Jeff 'Tain' Watts. Neste registo vídeo também só aparece submergido por equipamento e essa era a razão para, sem poder subir ao palco, ser difícil de obter boas fotos dos bateristas. Suponho que 83 foi o último ano do Cascais Jazz em que era permitido aos amadores, fotografar.
Graças à publicação deste clip por João Moreira Santos, do blog JNPDI, pude reviver um desses momentos.




2 comentários:

O Pescador disse...

Excelentes fotos!
Por regra o Cascais Jazz tinha uma iluminação excelente. Saudades...
Também lá estive, mas sem máquina.
Saudações jazzísticas.

Eurico Moura disse...

Pescador:
Obrigado pelos elogios. Graças à RTP, que precisava de luz, as coisas não iam mal. Mesmo assim só me safava com película de 200 ASA ou mais e a ajuda de flash de enchimento. Se fosse agora, com o digital, era canja.

Até jazz...